Existem várias traduções possíveis, o crush nos relacionamentos é aquela pessoa que você está afim. Uma ‘queda’ por alguém, uma paixão, vontade louca de ficar zoinho com zoinho, namorar, dar uns beijos, mãozinha dada e por aí vai. Aqui vamos falar um pouco sobre como identificar seu crush e com conquistá-lo com dicas práticas para usar hoje mesmo. E no final, tem duas bruxarias bônus!

Como saber se uma pessoa é seu crush

Fácil, fácil. Você se pega pensando naquela pessoa no meio do dia? Costuma ouvir uma música ou ver algo na TV que lembra aquela pessoa? Sente ansiedade quando vai se encontrar ou apenas ver aquele Ser de Luz? Provavelmente essa pessoa é seu crush.

Não existe regras, o importante é seu sentimento. Imagine se você pudesse fazer o que quisesse com seu crush, o que seria? O que impede você de conquistar isso para você e oferecer para ele ou ela? Se esse desejo é intenso, talvez seu crush já esteja no seu radar.

Legal, mas como conquistar o crush?

Muitas pessoas me perguntam como podem fazer para conquistar seu crush. Claro que tem um monte de bruxarias que podemos usar para pegar aquela pessoa amada e vou contar uma aqui bem legal.

Antes de começarmos um alerta: não é legal usar técnicas de mentalismo para usar outras pessoas. Elas nunca são instrumentos para alguma coisa (sentir prazer, conquistar status etc.), mas sim o objetivo. Pode ser usado para conseguir um lance bem rápido, mas tudo tem que estar às claras. Consciente.

[Toda pessoa deve] “agir de forma a tratar a humanidade, seja em sua própria pessoa ou em qualquer outra, sempre e ao mesmo tempo como fim, nunca meramente como um meio” – Immanuel Kant, sobre a “fórmula da humanidade” do Imperativo Categórico

Os crushs e a Fórmula da Amizade

Existem quatro elementos que fazem com que uma pessoa goste de outra. Segundo Jack Shafer, Ph.D e Marvin Karlins, Ph.D, em seu livro Manual de Persuasão do FBI (leia um trecho aqui), as pessoas tendem a sentir atração por outras quando um ou mais desses elementos estão presentes na relação.

Proximidade

Crush ProximidadeTendemos a gostar de quem está perto. Estamos falando de distância física, mental e emocional entre indivíduos. Também conta com a sua exposição com o passar do tempo. Você sabia que pessoas que compartilham um espaço físico sentem-se propensas a se tornarem mutuamente atraídas, mesmo quando não há troca de palavras?

Fique na área, mantenha uma postura aberta e amigável. Assim, quer conquistar seu crush mas não sabe nem como começar a conversa? Fique por perto. Mantenha-se visível. Isso vai acostumar o crush com a sua presença e tendemos a nos sentir confortáveis com o que é familiar.

Perguntas-chave: compartilham o mesmo espaço físico? Buscam juntos os mesmos objetivos?

Frequência

Basicamente o número de contato com o outro. Quanto mais vezes o crush estiver em contato com você, mais ela vai se sentir atraída. Aqui funciona como as propagandas: já reparou que quando vemos muitas vezes a mesma propaganda ela não sai da cabeça? É a mesma coisa.

Isso funciona tanto na conquista quando depois de ter juntado as escovas de dente. O que não é visto, não é lembrado. Coloque a criatividade para funcionar e consiga momentos de interação (passeios, restaurantes, cinema, whatsapp, facebook, cartas – o importante é estar na memória recente daquela pessoa).

Pergunta-chave: quantas vezes passam tempo juntos por semana/mês/ano?

Duração

A quantidade de tempo que se passa com o crush. Quanto maior a duração de um evento, maior a chance de ser lembrado. Pensemos novamente em um propaganda: compare um anúncio na televisão bem rápido com outro que dura o intervalo inteiro.

Se os dois tem o mesmo apelo, qual deles tem a chance de ser mais lembrado? De acordo com Shafer, quanto mais tempo com uma pessoa, mais influência sobre seus pensamentos e ações.

Temos que tomar um cuidado porque normalmente a duração estabelece uma relação inversa com a frequência. Se vemos alguém todos os dias, o assunto tende e a se esgotar, os encontros tendem a serem mais rápidos.

Pergunta-chave: quanto tempo passam juntos quando se encontram?

Intensidade

Quanto mais incrível, mais impactante for o encontro, mais ele será lembrado. Pense por um momento na lembrança mais antiga que você conseguir recordar. Pronto? Naturalmente não sei qual será ela, mas tenho um chute: ela tem algum forte componente emocional. Pode ser uma viagem, a primeira vez que andou de bicicleta, um parente que fez algo incrível pra você, um acidente que marcou você.

Não sei, o que tenho certeza é de que não levamos com a gente o que simplesmente pensamos. O que fica dentro de nós é o que sentimos, o que nos envolveu integralmente.

Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo. – Confúcio

Ofereça ao crush a satisfação de suas necessidades psicológicas e/ou físicas. Traga elementos emocionais, marcantes. Estimule todos os sentidos, faça com que os encontros sejam únicos e intensos.

Pergunta-chave: qual profundidade emocional/mental quando se encontram?

Por isso que grande parte dos relacionamentos começam no trabalho ou na escola?

Chave coração Instituto LoureiroExatamente! Repare que nesses dois ambientes que as pessoas passam a maior parte de seus dias são os mais propensos a criar relacionamentos. Nesses contextos, dois elementos da Fórmula da Amizade são satisfeitos de cara: Frequência e Duração. Vocês estarão lá todos os dias durante várias horas.

Com um pouco de intenção dá pra gerar Proximidade, compartilhar mais os espaços físicos em comum, mostrar-se aberto para conversas e agir em conjunto.

O grande lance é gerar Intensidade, aí precisa de criatividade e autenticidade. A boa notícia é que basta ser você mesmo! O que faz parte de sua essência que poderia envolver seu crush? Qual seu principal gosto? O lugar que mais emociona você? Qual seu livro de cabeceira? Por que ele é tão importante pra você? O que seus amigos mais gostam em você?

Obs.: Isso me lembra a série OA (tem no Netflix e é muito boa!). Alerta de Spoiler! Como os personagens tem que ficar confinados durante o dia inteiro todos os dias em celas minúsculas, eles passaram a gerar fortes laços afetivos entre si. Perceba que essa situação de cativeiro e compartilhar situações de intensa carga emocional satisfaz os quatro elementos da Fórmula da Amizade (Proximidade, Frequência, Duração e Intensidade). Todos os ingredientes estão ali para gerar conexões humanas.

O outro lado da moeda: como fazer para se afastar de alguém

Para conseguir esse efeito, basta inverter essas dicas. Se você quer gerar afastamento de uma pessoa, mas não quer ferir seus sentimentos, diminua gradualmente os elementos da Fórmula da Amizade.

Não fique nos mesmos ambientes que aquela pessoa, procure reduzir a quantidade e o tempo dos encontros e das conversas por meios eletrônicos, diminua o apelo emocional das interações. Isso vai naturalmente desconectando a pessoa de você e sem ela perceber, vai diminuindo o vínculo.

Bruxaria Bônus 1: O segredo do charme

Crush Patrick Instituto LoureiroO quanto uma pessoa demonstra interesse verdadeiro na outra. Essa é a essência do charme segundo Brian Tracy e Ron Arden em seu livro o Poder do Charme.  Assim, quando quiser conquistar alguém mostre interesse por aquela pessoa, pelo que ela pensa, sente, pela sua história.

Fale menor e ouça mais. Isso irá aumentar a percepção de Proximidade daquela pessoa, porque ela vai sentir que você é uma pessoa com quem ela pode se expressar, alguém que é valorizado pelas suas ideias e sentimentos.

Ao permitir que a pessoa entre em contato com o que possui dentro de si aumenta a Intensidade da relação. É muito legal falar sobre seus sentimentos e sonhos e valorizamos quem também acha isso legal.

“Você pode fazer mais amigos em dois meses, ao se tornar genuinamente interessado nas outras pessoas, do que poderia em dois anos tentando fazer outras pessoas se interessarem por você.” – Dale Carnegie, escritor e orador

Isso nos leva à segunda Bruxaria Bônus…

Bruxaria Bônus 2: A Regra de Ouro da Amizade

Se você quiser que as pessoas gostem de você, faça com que elas se sintam bem consigo mesmas. 

É isso. As pessoas gravitam ao redor de indivíduos que as fazem se sentir felizes, e tendem a evitar pessoas que trazem dor ou desconforto.

Se todas as vezes que encontrar uma pessoa você a fizer se sentir bem, ela tentará aproveitar qualquer oportunidade para se encontrar com você e experimentar essas boas sensações

Atenção: Se quer parecer amistoso e atrair os outros, deve esquecer seu ego. O mundo deve girar em torno do outro.

Para terminar… aumentando o repertório

Clique aqui e veja 20 cantadas matadoras do BuzzFeed para mandar para seu crush.

Para saber mais:

SHAFER, J.; KARLINS, M. Manual de Persuasão do FBI. 1. ed. São Paulo: Universo dos Livros, 2015.

TRACY, B; ARDEN, R. O Poder do Charme. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.