Todas as doenças são causadas pelo agravamento dos doshas, que são características do perfil biológico das pessoas segundo a Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda). Esse agravamento pode ser causado, por exemplo, pela ingestão de uma dieta imprópria, levando a um estilo de vida impróprio (Mithya Ahar Vihar). Sobretudo, de acordo com o Ayurveda, as três causas das doenças são excesso, insuficiência ou uso impróprio dos sentidos, das ações e dos fatores sazonais.

Temos que ter atenção especial na origem do que pode nos fazer mal para mantermos uma boa Saúde e Disposição. O Ayurveda ensina que é importante a prevenção das doenças para que não soframos com seus efeitos.

As três causas das doenças

1. Uso inadequado dos sentidos

Contato prejudicial dos sentidos (paladar, tato, visão, audição e olfato) com o que está ao nosso redor. Por exemplo, na audição (gritos, vozes altas e poluição sonora causam sérios problemas para a saúde e a mente). Com relação ao tato devemos ter cuidado, por exemplo,  com contato da pele com químicos, objetos quentes ou muito frios). Acerca da visão, um exemplo que pode causar doenças é a exposição à muita luz, como olhar diretamente para o Sol.

Por outro lado, sabendo dessas causas, cuidando para um uso adequado dos sentidos, fortalecerá nossa saúde (boa música, toques confortáveis e luz adequada etc.).

Cultivar o hábito de ter ao redor elementos que agradem nossos sentidos faz com que tenhamos um fortalecimento de nossa saúde e consigamos trazer para dentro de nós aquilo que existe de bom na natureza dos elementos que compõem o mundo.

Segundo Thict Nhat Hanh, em seu livro Silêncio, nos alimentamos não apenas de comida e bebida, como também de tudo que nossos sentidos tem contato.

2. Ações

açõesElas são relacionadas com o corpo, fala e a mente. Incluem, por exemplo, má conduta, impulso, postura inadequada, preocupação e emoções. Segundo o Ayurveda, pensamentos e decisões que levam a situações prejudiciais e não saudáveis são chamadas de erros do intelecto. Além disso, espiritualmente falando, o primeiro erro intelectual é acreditar que alguém ou alguma coisa está separada de nós mesmos.

Por conta disso, os textos Ayurvédicos dizem que essa é a primeira causa de todas as doenças: a perda da fé no Divino.

Dessa maneira, devemos cuidar do que fazemos, falamos e pensamos. Todas essas ações geram consequências positivas e negativas. Assim, hábitos físicos saudáveis, falas positivas e bons pensamentos, mantém a harmonia interna e a boa saúde.

3. Fatores sazonais

fatores sazonaisO Vata aumenta (acumula) durante o clima seco ou o calor desidratante do Verão (Grishma). Por outro lado, ele é reduzido (agravado) durante a estação chuvosa (Varsha), que causa o enfraquecimento da digestão, condições atmosféricas ácidas e produção de gás a partir da terra.

O Pitta aumenta durante a estação chuvosa devido às acidificação das condições da atmosfera e o enfraquecimento da digestão. Mas ele é diminuído durante o Outono (Sharat) por conta do período de resfriamento dessa estação. Quando existem chuvas esse resfriamento e seus efeitos podem ser agravados nesse dosha.

O Kapha aumenta durante o Inverno. Nessa estação fria (Shishira), os ventos, as nuvens e eventualmente a chuva produzem esse efeito de queda de temperatura e em algumas regiões o aumento da umidade. Por outro lado, ele é reduzido durante a Primavera (Vasant) quando o calor do clima liquefaz o Kapha acumulado da estações fria.

Dessa maneira, devemos observar o que a temperatura, a umidade e outros fatores climáticos que oscilam de acordo com as estações impactam em nossos corpos e cuidar para termos uma alimentação e bons hábitos que compensem esse desequilíbrio. Assim, pense em cada estação: qual o meu dosha? Esse clima altera de que maneira ele e o que posso fazer para cuidar desse acúmulo ou agravamento? Por exemplo, algumas comidas ou temperos aumentam o Pitta, outros abaixam o Vata. Assim, podemos manipular de forma consciente a alteração desses elementos em nossos corpos compensando um eventual malefício do clima em nossa saúde.  Que tal uma bebida bem quentinha com canela no Inverno para elevar o Pitta?

Para saber mais

Ayurveda: Saúde Longevidade na Tradição Milenar da Índia – Dr. Danilo Maciel Carneiro

Culinária Ayurvédica para o seu dia a dia: Com mais de 100 receitas simples, práticas e energéticas para o seu bem-estar – Kate O’Donnell

Ayurveda – A ciência da longa vida – Edson Antonio D’Angelo Jr. e Janner Rang

Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento – Thich Nhat Hanh