“Um homem encontrou um ovo de águia e colocou-o debaixo da galinha que chocava seus ovos no quintal.

Nasceu uma aguiazinha com os pintos; e, com eles, crescia normalmente.

Durante todo o tempo, a águia fazia o mesmo que faziam os pintinhos, convencida de que era igual a eles.

Ciscava, ia ao chão, buscando insetos e pipilava como fazem os pintos, e, como eles, também batia as asas conseguindo voar um metro ou dois, porque, afinal de contas, é só isso que um frango pode voar, não é verdade?

Passaram-se anos e a águia ficou velha…

Certo dia, ela viu, riscando o espaço, num céu azul, uma ave majestosa, planando no infinito, graciosa, levada docemente pelo vento sem nem sequer bater a asa dourada.

A águia do chão olhou-a com respeito e logo perguntou ao seu amigo:

– Que tipo de ave é aquela que lá vai?

– É uma águia! É rainha – diz-lhe o amigo. – Mas é bom não olhar muito para ela, pois nós somos de raça diferentes, simples frangos do chão e nada mais.

Daí por diante, então, a pobre águia numa mais pensou nisso, até morrer convencida de ser uma simples galinha.”

Refletindo sobre a Parábola da ‘A águia que não sabia que era águia’

Busque inspiração no mundo que o rodeia, mas o que vai definir quem você está em seu interior. Em sua essência. Não importa de onde você veio ou com quem está nesse exato momento. O importante é do que você e seus sonhos são feitos.

Assim, tenho certeza de que você se surpreenderá quando descobrir todo potencial que possui. Tudo aquilo que você admira nos outros, mas que talvez hoje tenha certeza de que é incapaz. E muitas vezes nunca tentou o suficiente até conseguir (se é que tentou). Vá em frente!

Esqueça aqueles que colocam você para baixo. Quem limita seus sonhos e quem quer fazer você acreditar que é alguém que na verdade não é.

“Nunca permita que alguém corte suas asas. Estreite seus horizontes e tire as estrelas do seu céu. Nunca deixe seus medos seres maiores que a sua vontade de voar. O valor da vida está nos sonhos que lutamos para conquistar.” – Charles Edward

Para saber mais

Parábola da A Águia e o Pardal – Instituto Loureiro

Os Segredos da Autoconfiança – Robert Anthony