Prova de Fogo: Uma História de Vida – Dica de Cine Coaching

//Prova de Fogo: Uma História de Vida – Dica de Cine Coaching

Para conquistar um objetivo, é preciso compreender como o funciona a sua mente e persistir no desenvolvimento de suas habilidades. Cada pessoa tem uma forma de processar informações e de se conectar com seus motivadores. O filme Prova de Fogo ajuda de forma incrível nesse autoconhecimento. Ele chama a atenção para descobrir quais são esses mecanismos internos e utilizá-los a seu favor.

O filme presenteia seu público com esse maravilhoso pensamento:

Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?” Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?…Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. – Nelson Mandela

Convido você a assistir essa poderosa reflexão apresentada nesse filme: o que realmente impede que nosso brilho mais incrível venha para o mundo?

Ousar ir além de seus limites, conhecer seus pontos de melhoria e caminhar passo a passo na direção do estado mental desejado, sem se deixar levar por visões limitantes e derrotistas nossas e de outras pessoas.

Aqui está o trailer de Prova de Fogo (em inglês)

https://www.youtube.com/watch?v=3KzmZL16usM

Ainda não assistiu esse filme? Aqui está ele completo:

Análise Coach – Prova de Fogo

*** ALERTA DE SPOILERS *** Se você não quer saber o que acontece no filme, não continue a leitura!

Em Prova de Fogo, Akeelah descobriu o talento para soletrar ainda nova, mas precisava de treinamento para aprimorar suas técnicas. Através de tarefas, conseguiu ter as características e conhecimentos necessários para superar os obstáculos de sua jornada. Com a ajuda do Dr. Larabee, seu Coach e Mentor, descobriu como acreditar em si mesma, mesmo que os outros digam o contrário.

Para chegar nesse processo, inicialmente ele atua sendo um transmissor de conhecimento, dando instruções sobre o que ela deve saber para se obter sucesso na prova. Transfere conhecimento dentro do contexto de sua aluna.

Para despertar sua força interior, Dr. Larabee mexe com seus brios, trazendo motivação para entrar na competição. Esse recurso é incrível para conectar as pessoas com os desafios que aparecem em suas vidas.

Motivadores

Durante o processo, depois que Akeelah estava pronta, passou a atuar também como um motivador, um patrocinador, sendo inicialmente um Guia para alterar determinados comportamentos e então passou a trabalhar conceitos mais profundos, especialmente os relacionados à crença limitante de que não poderia vencer seu principal adversário, Dylan.

No treinamento, ele não oferece a resposta pronta sobre como se lembrar das palavras grandes, mas através de perguntas poderosas, conduz os seus pensamentos então ela internaliza a solução para sua principal dificuldade.

Nos momentos com Akeelah, Dr. Larabee tem atenção focada nela, e percebe seu dispositivo mnemônico e a empodera com uma visão sobre seu sistema de aprendizagem, seu estado de Flow (aprender enquanto passa o tempo) para aprender com o emocional e o racional conectados integralmente.

Dr. Larabee auxiila também trazendo como apoiadora a mãe da Akeelahe se vê diante de um dilema, por ter que enfrentar seus próprios medos, traumas e tristezas, o que é possível de acontecer durante um processo de Coaching por parte do Coach, que deve estar preparado para superar essa situação.

Na cena do avião surge uma poderosa lição de que o medo está apenas na mente, e que é possível superá-lo, especialmente com uma emoção dominante.

Nas finais, o pai de Dylan não atua como um Coach, especialmente por tentar impulsioná-lo à vitória o conectando-o com o potencial sentimento de derrota, sendo que a Akeelah oferece o poderoso ensinamento da humildade e da generosidade ao tentar perder para que ele pudesse fazer o pai orgulhoso.

Qual sua opinião? Assisti o filme Prova de Fogo e encontrou mais algum ensinamento bacana? Compartilhe comigo, vou adorar receber sua mensagem em marco@institutoloureiro.com.br. Valeu!

Por |2018-06-06T11:19:11+00:0016 março 2017|Cine Coaching|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

Deixe um Comentário

CONVERSE AGORA