fbpx

7 Formas de Pensar: Pirâmide do Processo Evolutivo

//7 Formas de Pensar: Pirâmide do Processo Evolutivo

Existem sete formas de pensar e embasar a tomada de decisões. Podemos visualizar essas maneiras de processarmos as informações como sendo andares ou níveis da Pirâmide do Processo Evolutivo. É possível pensarmos nesses níveis como vibrações da mente que moldam padrões de escolhas e percepções da vida. Quanto mais alta nessa escala uma pessoa estiver, mais poderosos serão os seus pensamentos e a sensação de paz e realização.

Convido você a:

  • Conhecer os Sete Níveis do Processo Evolutivo;
  • Descobrir em qual deles você e seus aliados estão;
  • Usar esse conhecimento para saber em que nível as outras pessoas estão e se comunicar de uma forma efetiva;
  • Explorar as potencialidades dos níveis superiores em sua vida;
  • Refletir sobre o que pode ser feito hoje para dar um passo na direção do próximo nível;
  • Seguir o caminho dia após dia na direção do último nível (e além!)

Use essa teoria quando refletir sobre sua vida, na hora de tomar alguma decisão. Busque sempre pensar nos níveis superiores.

Quando for falar com alguém, expor uma ideia ou motivação (trabalho, relacionamento amoroso, amizades etc.), use essa teoria.

Fale sempre que possível baseando seu pensamento nos últimos níveis, seus discursos terão muito mais potência e profundidade.

Com isso, será cada vez maior sua influência sobre os níveis abaixo e maior será a capacidade de construção de seu Legado. Terá condições de agregar pessoas às suas causas, cumprir sua Missão de Vida e experimentar um estado de plenitude em seu cotidiano.

“O que somos é consequência do que pensamos.” – Buda

Essa teoria é baseada no Níveis Neurológicos do Trainer de PNL norte-americano Robert Dilts e o Master Coach Trainer alemão Bernd Isert, adaptada pelo Master Coach Trainer brasileiro José Roberto Marques.

Antes de iniciar sua leitura, uma inspiração para sua reflexão sobre a vida e as escolhas que fazemos. Querido leitor, deixo você na companhia monumental de Frank Sinatra, preste atenção na letra de My Way:

A Pirâmide do Processo Evolutivo

1º Nível do Processo Evolutivo: Ambiente

Quem está nesse nível se preocupa muito com as aparências. Aqui, todas as informações imediatas tem um peso enorme em suas decisões. Se uma pessoa está se vestindo mal, provavelmente a julgará assim.

Aqueles que estão presos nesse nível, estão em constante preocupação com questões exteriores. Querem a todo custo manter uma imagem que consideram positiva.

Acreditam que o que está diante de seus olhos seja o que importa para compreender o mundo e os outros.

Nesse nível encontram-se os fatores relativos aos ambientes e a relação de influência deles em nós. Além de nossa influência nesses espaços.

Aqui encontramos um nível de vibração mental baixa. A tomada de decisões é baseada na superficialidade, com poucas informações (informação inicial – o importante é o que parece).

A Caverna de Platão

Quando uma pessoa está envolta no plano sensível, no mundo imediato, não tem oportunidade para investigar o real. Não consegue aproveitar o que existe de profundo e real no mundo.

Essa ideia foi retratada no Mito da Caverna de Platão. As pessoas que não conhecem a filosofia estariam acorrentadas vendo sombras de objetos reais imaginando que estas seriam a realidade. Pessoas presas nas primeiras impressões.

A ideia é se libertar das correntes dessas ilusões. Passar a buscar a verdade do que está ao redor.

Tenho um vídeo aqui de 2 minutos e meio que explica muito bem o Mito da Caverna:

Aqui, temos a explicação do filósofo Clóvis de Barros Filho sobre o Mito da Caverna:

https://www.youtube.com/watch?v=CX_-hHU_h7I

Convido você a conhecer o pensamento do escritor Nobel de Literatura (1998) José Saramago sobre a efemeridade das verdades que nos rodeiam, trazendo o Mito das Caverna para a atualidade:

A proposta do coaching sempre é de ajudar o cliente a sair de sua caverna, de buscar a luz da verdade. De não dar valor às primeiras impressões. Buscar compreender e sentir o que é eterno, não o que aparenta.

Sempre é tempo para buscar aquilo que falta. Essa sensação de esvaziamento, de falta de alegria com a vida, pode ser reflexo da busca no plano sensível pela compensação de carências profundas.

Em níveis mais agudos, todo excesso corresponde a uma falta.

Cuidando do que é imediato

Dentro da influência do consciente, nesse nível e no próximo o importante é o Bem Estar físico. A felicidade é tida como “fora” da pessoa, onde existe um grande valor percebido no TER.

Em um processo de coaching, quando o foco do coachee (cliente) encontra-se nesse nível ou no seguinte, a atuação do coaching é Remediativo. São resolvidas questões práticas, porém com pouco tempo de duração dos resultados em suas vidas.

Nesse nível o coach atua como um Guia para auxiliar o coachee a organizar suas percepções acerca do ambiente que ele está inserido. Constantemente convida a refletir sobre outras formas de ver a si mesmo e a vida. A busca é instigar para o pensamento em níveis mais profundos.

Quando um líder percebe que sua equipe está vibrando nesse nível, ele deve acompanhar de perto as atividades. Estando atento àquilo que saiu do planejado, consegue implementar soluções práticas com direcionamentos claros e objetivos.

2º Nível do Processo Evolutivo: Comportamento

Pessoas que são muito reativas ao que acontece ao seu redor provavelmente estão nesse nível de pensamento. Aqui o que importa é a forma que as coisas são feitas, se atendem a determinados parâmetros que são tidos como de qualidade.

Comportamento Representa a forma como agimos e reagimos de acordo com determinadas situações, o que é feito em um contexto específico. Cabem as reflexões de como o indivíduo se comporta aos eventos da vida, diante do que acontece.

Quando se foca a atenção nos padrões comportamentais de si mesmo e do outro, a pessoa está vibrando nesse nível do Processo Evolutivo.

Trabalhando pouco menos sobre as informações iniciais, apresenta um pouco menos de superficialidade que o 1º nível. Relaciona-se com o consciente, ou seja, pode ser alterado conscientemente.

Representa o último nível relativo ao valor percebido no TER.

Atuando no comportamento

Nesse nível neurológico, dentro de um processo de coaching, o coach atua como um Treinador, reforçando padrões comportamentais positivos. Esses recursos internos auxiliarão o coachee a atingir seus objetivos. Assim como no nível do Ambiente, os resultados são apenas para remediar uma situação do momento.

Também cabe o convite para investigar outros níveis de pensamento mais profundos e isso muitas vezes requer outros processos específicos para alcançar essas vibrações mentais.

Caso a liderança perceba que sua equipe está nesse nível um instrumento que funcionará muito bem é um sistema de recompensas. Isso acontece por ter grande importância as relações de causa e efeito.

Excelentes resultados virão. A estratégia é ter as ações desejadas muito bem determinadas, estando também bem claras as suas boas consequências.

3º Nível do Processo Evolutivo: Capacidades e Habilidades

Aqui encontramos os conhecimentos e aprendizagens do indivíduo, suas habilidades. Também estão as formas que ele tem de implantar esse saber nos mundos interno e externo.

São os recursos fisiológicos, emocionais e transcendentais que estruturam as estratégias mentais para a compreensão do mundo e a tomada de decisões.

“Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber.” – Albert Einstein

Nesse ponto o indivíduo se preocupa mais com elementos sutis do que as sensações que o mundo pode proporcionar e com as formas de agir e reagir aos eventos da vida.

Passa a dar mais importância para uma dimensão conceitual, para gerar movimentos através das competências intelectuais.

Nesse e no nível seguinte, o valor percebido encontra-se no FAZER, focado na Vida com Comprometimento, segundo o coach norte-americano Brendon Burchard. Essa vida tem atividades que permitem o Estado de Fluxo (Flow), de concentração plena. Aquilo que fazemos e não vemos o tempo passar.

Saiba mais sobre a Teoria do Flow da Psicologia Positiva do psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi no vídeo abaixo com ele mesmo:

Ainda está relacionado à mente consciente (self 1), o que significa que pode ser alterado de forma intencional e direta.

Desenvolvendo a caixa de ferramentas

ConhecimentoEm um processo de coaching, quando o cliente encontra-se nesse nível e no próximo, o coaching é Generativo. O foco está no desenvolvimento de boas estruturas internas.

O coach atua como um Consultor/Professor, buscando amplificar o que o coachee sabe, através de estudos e práticas. Também desenvolve sua capacidade de correlacionar esses conhecimentos com seus objetivos de vida.

Uma equipe com esse padrão mental dará muito valor a uma liderança que ofereça estímulos intelectuais. Uma ótima estratégia é usar desafios mentais que valorize o que os integrantes sabem e estimule a descoberta de novos conhecimentos.

Desenvolvimento da fortuna intelectual oferece energia extra para as ações desse time.

4º Nível do Processo Evolutivo: Crenças e Valores

Nesse nível do Processo Evolutivo estão as verdades que norteiam as decisões da vida de uma pessoa. As nossas crenças e valores são extremamente úteis para nos manter vivos, especialmente em um ambiente de sobrevivência.

Por exemplo, sabemos que não se pode colocar a mão no fogo porque iremos nos queimar ou que aquela caverna é melhor não passar perto, porque o Tio Ugh foi comido por um urso quando se aventurou por lá.

As crenças e valores são aprendidos por:

  • experiências diretas que a pessoa passou (ela queimou a mão um dia)
  • experiências vividas por outras pessoas, ensinadas (a mãe conta para o filho que o fogo queima) ou testemunhadas (a pessoa viu alguém se queimar).

Quanto mais nova é a pessoa e mais intensa é a experiência, mais profunda a certeza é implantada. Notadamente na primeira infância as marcas são fortes.

Dê-me uma criança em seus primeiros sete anos, e eu te devolverei um homem – lema jesuíta

Esse mapa do mundo foi desenvolvidos no transcorrer dos eventos de uma vida. Foram reforçados pelas crenças e valores dos pais e das pessoas próximas a elas. Também moldam esse sistema os traumas e momentos intensos (felizes ou desafiadoras).

Encontrando padrões no mundo atual

CrençasO problema é que em um mundo complexo e subjetivo, as crenças e valores podem muitas vezes não ser de grande utilidade, podendo inclusive atrapalhar a conquista de nossos objetivos e entristecer nosso dia a dia.

A questão é que temos facilidade em encontrar padrões, até mesmo onde eles não existem. No caso do fogo, de fato existe uma regularidade (toda vez que colocar a mão nele, irá se queimar), agora o que dizer daquela pessoa que causou alguma dor? Será que todas as outras pessoa parecidas com ela também causarão dor?

Questionar constantemente as regras mentais, especialmente as mais rígidas (aquelas que tem palavras como “sempre”, “nunca”, “todos”, “nenhum” etc.). Toda forma de pensar pode ser aprimorada se estivermos dispostos a sair de nossa zona de conforto.

De acordo com a lógica formal, basta encontrar um contraexemplo para negar alguma afirmação genérica. Essa é a fraqueza estrutural de qualquer preconceito.

“Se você acha que pode, ou que não pode fazer alguma coisa, você tem sempre razão.” – Henry Ford

Aqui encontram-se as crenças limitantes e as fortalecedoras. Em um processo de coaching, se o cliente estiver com dificuldades nesse nível, o coach atua como um Mentor. Atua para ajudar a encontrar os caminhos mentais dentro de seu contexto e história de vida.

A causa do problema (e suas soluções)

O truque está na descoberta das raízes das visões tidas como verdades absolutas. Onde nasceram essas crenças que limitam as suas ações e emoções? Nesse momento será possível gerar ressignificação, ter uma compreensão por outro ponto de vista, trazendo flexibilidade mental.

Além disso o coach também trabalha para potencializar as crenças fortalecedoras de seu cliente. A estratégia é apoiar ações naquilo que já existe de poderoso e que está ao alcance da mente consciente. Isso gera resultados enquanto desenvolve outras áreas da mente.

Esse é o último nível relacionado ao consciente (self 1), onde podemos desenvolver transformações em nível consciente.

Em uma equipe fortemente apoiada em seus mapas de mundo, normalmente aquelas que estão unidas em torno de alguma causa, precisam de uma liderança que gere inspiração.

Ela nasce especialmente através do exemplo. Isso reforça as crenças que sustentam as ações e as razões de existir do grupo.

5º Nível do Processo Evolutivo: Identidade

Primeiro nível do campo inconsciente (self 2), onde as ações, reflexões e desenvolvimento nos níveis inferiores reverberam nesse nível e nos seguintes. Aqui encontramos o senso do eu e o desenvolvimento da Missão de Vida do indivíduo. Nesse momento começam a surgir as inquietações sobre o papel da pessoa no mundo, quem ela é e que tipo de pessoa é.

“Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontrarás o Teu Eu Oculto”

Quando alguém tem a percepção de quais são as suas características que o faz único, possui a capacidade de agir com poder. Clareza de visão para compreender seu papel principal na vida.

IdentidadeIsso faz com que os seus dias sejam preenchidos de significado e profundidade. Existe a aceitação de si, com sua Luz e suas Sombras. Essa percepção gera uma convergência das forças internas na direção daquilo que se deseja.

Nesse nível em diante o importância está no SER, sendo desenvolvida uma Vida com Significado, com foco no bem estar biológico, psicológico, social e espiritual. Aqui não basta mais ter alguns momentos de conexão profunda porém que depois de um tempo passam.

Procura por si

A pessoa busca algo maior, mais profundo. Ela busca ter a percepção de que está construindo sua eternização nessa experiência humana, começa a ter a inquietação do que irá deixar nesse planeta depois que partir. Essa inquietação alcançará seu ápice no sétimo nível como veremos abaixo.

Quando o coachee possui questões relacionadas a esse nível neurológico, o coach atua como um Patrocinador. Atuando com o Foco no Positivo, ajuda em seu autoconhecimento, na aceitação de sua natureza.

Trabalha decisivamente na descoberta de seus pontos fortes e pontos de melhoria e, principalmente na determinação de si próprio.

Desse nível do Processo Evolutivo em diante, o coaching assume característica Evolutiva. Existe o auxílio na caminhar para o Significado da Vida, o Pensamento Sistêmico e, finalmente a Transcendência da Luz. Esses serão alcançados nos próximos níveis.

6º Nível do Processo Evolutivo: Afiliação

Aqui existe a preocupação com os diferentes papeis que o indivíduo vive. Adquire-se a consciência das características dos grupos aos quais pertence e suas expectativas.

Grupos

Ao compreender essas diversas atuações durante um vida é possível compreender seu papel no mundo e a importância da resiliência. Manter sua essência se adaptando a diversas situações (contextos).

Aqui existe a preocupação com quem está ao seu lado. Caso o coachee tenha seu foco nesse nível do Processo Evolutivo, o coach atua como Aglutinador. Ele convida o cliente para fazer parte. Integrações para atingir seus objetivos.

Nesse nível do Processo Evolutivo a pessoa passa a se preocupar com sua atuação nos seus grupos sociais. Seus vizinhos, roda de amigos, colegas de trabalho, comunidade: o que você pode fazer para contribuir com eles? De que maneira podem ajudar você em sua jornada?

Significado para o viver

O nível da Afiliação abriga um poder muitas vezes oculto: o que dá significado profundo à vida são os relacionamentos. Essa descoberta foi feita por Émile Durkheim, sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. Ele é tido como pai da sociologia.

De acordo com o autor, em O Suicídio, pessoas com mais vínculos afetivos são menos propensas a tirar a própria vida.

Pais com crianças pequenas, membros de comunidades religiosas, profissionais com excelentes relacionamentos no trabalho. Esses são exemplos de pessoas mais propensas a querer continuar nesse mundo.

Isso acontece porque somos seres sociais, como afirma Yuval Harari. O que nos entristece profundamente não é perder no jogo da vida, mas perceber que não estamos nas partidas.

Para sair de estados depressivos, um excelente remédio é passar a frequentar novos círculos sociais. Engajamento com mais grupos de pessoas fortalece a alegria de viver.

“Para mim, a depressão não é uma doença, mas um sintoma. A doença é a solidão.” – Patch Adams

Visão sistêmica

Quando temos a capacidade de olhar para fora de nós mesmos, conseguimos compreender o mundo que nos cerca. Ter a condição de perceber os sistemas que estamos inseridos e os interesses dos outros conseguimos tomar decisões poderosas. A vida passa a ter um significado profundo, as coisas passam a fazer sentido.

“O sentido torna muitas coisas, talvez tudo, suportável.” – Carl. G. Jung

A atribuição de sentido nos conecta profundamente com a realidade. Permite que o sofrimento seja vivenciado e internalizado. Oferece coerência e consistência diante da coletividade, trazendo significado para as relações da pessoa.

Desenvolver a capacidade de ver o que está fora requer que estejamos em paz com nosso mundo interior. Por isso é tão importante estar bem resolvido nos níveis anteriores do Processo Evolutivo.

Ter o poder da visão sistêmica a seu favor significa compreender as múltiplas relações entre os elementos envolvidos em uma situação. Conseguir entender os movimentos naturais dos acontecimentos e saber interferir para ter os resultados desejados.

Isso é ter a visão sistêmica. Entendimento do todo.

7º Nível do Processo Evolutivo: Legado

Mais alto nível neurológico, alcançado após estar bem resolvido com os níveis inferiores. Aqui o individuo tem condições de direcionar seu sistema para sua Visão de Mundo, seu Propósito Maior e sua Espiritualidade.

Legado

No nosso contexto podemos entender como quisermos o termo Espiritualidade: religião, contato com a Natureza, meditação. Qualquer outra forma de estar em contato com o que está além no mundo físico que faça sentido para nós.

Ao alcançar esse nível, a pessoa tem a plena certeza de seus objetivos, do que veio transformar no mundo. Qual será a dimensão das suas ações e conquistas em vida?

“O homem é medido pelo rastro de sua obra”

A pessoa que pensa em seu Legado tem a urgência do viver. Tem compreensão que a vida acaba e que pode ser a qualquer momento. Pensa dessa forma não de maneira pessimista, mas com o senso de compromisso.

Aproveitar a oportunidade de estar vivo, no presente, capaz de aproveitar cada segundo de existência sem querer que o tempo passe depressa. Sem pegar atalhos na vida. Quem pensa em seu Legado, está conectado com as ações poderosas que trazem resultados duradouros.

Nesse estágio do Processo Evolutivo, estará próximo de transcender a si próprio, imortalizar-se. Integração de corpo, mente e alma.

Ajudando na construção do Legado

Nesse nível, o coach atua como Self Empowerment, desenvolvendo a iluminação interna do cliente, ajudando-o a deixar sua marca. Contribui com a Humanidade, deixa-a diferente que seria, caso ele nunca tivesse existido.

Nos campos pessoal e profissional, a pessoa percebe a relação entre a sua atuação e a sua obra na vida. Sente dentro de si a energia intensa necessária para trazer excelentes resultados para todos.

PlenitudeConsegue agir com energia, alegria e disposição. Tem a capacidade de atuar de forma decisiva onde está focada, estando em estado de fluxo.

Dessa forma, oferece todo seu potencial mental e espiritual para suas atividades. Tem a sensação de satisfação e preenchimento intenso de seus dias.

Essas pessoas são aquelas que atuam na vida com poder. Tem seus dias de alegria, satisfeitos consigo mesmos e com o que deixam para a História.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, acima de tudo, in.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, acima de tudo, in.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.//

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, Título SEO, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Título SEO

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Por |2018-07-09T12:25:05+00:007 abril 2017|Conheça a si mesmo|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

11 Comentários

  1. Rafael 26 de setembro de 2017 at 23:09 - Reply

    Excelente conteúdo sobre a piramide, muito detalhado e cheio de informação, parabens pelo texto.

    • Marco Aurélio Loureiro 13 de outubro de 2017 at 13:14 - Reply

      Gratidão imensa pelas suas palavras, Rafael! Ficamos felizes que tenha gostado! Continue acompanhando a gente e quando puder, faça venha nos visitar 🙂

  2. Bruno Cogo 26 de outubro de 2017 at 14:38 - Reply

    Conteúdo muito bom, bem esclarecedor, agora passei a entender melhor, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Grande abraço.
    Bruno Cogo

  3. Ivo José Dittrich 21 de novembro de 2017 at 08:06 - Reply

    Muito claro e didático

  4. Janaína Valentim 18 de janeiro de 2018 at 11:21 - Reply

    Olá Marco Aurélio,
    Estou encantada com seus textos! Clareza e objetividade para compreensão, mas com temas transcendentais!
    Parabéns

  5. Wellington 24 de janeiro de 2018 at 16:58 - Reply

    Que texto magnifico… Parabéns… Tudo muito claro e objetivo

  6. Herika Stela da Silva 23 de abril de 2018 at 14:28 - Reply

    Adorei o texto.. Muito claro, explicativo, leve e objetivo. Parabéns!

  7. ROSE DOMINGOS 12 de julho de 2018 at 09:23 - Reply

    Gratidão, maravilhoso o texto. ME AJUDOU MUITO!

Deixe um Comentário