fbpx

Padrão de beleza?

//Padrão de beleza?

Oie pessoal, tudo bem com vocês? Estou muito feliz em acompanhar a mudança da publicidade, onde se iniciou a valorização pelo real, pelas pessoas reais e suas belezas. Essa alteração pode-se ver em diversas peças publicitárias nos últimos anos, buscando mudar a ideia de padrão de beleza.

Alguns comerciais que combatem a ideia de um padrão de beleza

Dove, Retratos da Real Beleza – Vocé é mais bonita do que pensa

Natura – Refaça o pacto com a sua beleza

https://www.youtube.com/watch?v=XbotrqucYCg

Natura Chronos – Velha pra isso

Boticário – Beleza gera beleza

Natura – O que é beleza pra você?

https://www.youtube.com/watch?v=Be3AFHbM2iU

Desmistificando padrões

Pudemos conferir a desmistificação de artistas, apresentando sua vulnerabilidade e sua beleza real, como apresentado em 2014, pela revista americana Vanity Fair. O fotógrafo Chuck Close fotografou 20 artistas sem maquiagem e sem edição para a revista, na edição de fevereiro. Ele declarou que não faz “fotos de glamour”, e os artistas não estão retocados ou algo do tipo.

Eles têm que desistir de uma grande dose de vaidade a fim de fazê-lo (o trabalho)”. Ele fotografou Brad Pitt, Oprah e Sean Penn entre outros.

A beleza é uma preocupação inata do ser humano, de sua vontade e necessidade de ser aceito, desejado e querido. Ela é tida como o maior atrativo, entretanto, temos que refletir sobre o que é o BELO REAL.

O que é beleza e por que julgamos alguém bonito ou não. A quais conceitos somos expostos e por que aceitá-los?

Para mostrar que a beleza não é conceito fechado, foi realizado um experimento, onde solicitaram a 28 designers espalhados pelo mundo que alterassem a imagem de uma mulher de lingerie, para deixá-la atraente (levando em consideração o esteriótipo de cada país).

E o resultado foi impressionante!

Em alguns casos, houve pequenas alterações na foto original, porém em outras, a transformação é completa, levando para os parâmetros culturais de beleza de cada cultura.

Infelizmente não foi selecionado nenhum brasileiro, mas já é possível nos fazer refletir sobre o que é realmente é a beleza e que é apenas um conceito, temporal e mutável.

Por isso, lembre-se que a beleza é sua personalidade! Cortes de cabelo, cores, estilos de roupas são acessórios para a expressão de quem você é e não deve ser visto como a busca de atributo a ser alcançado O que atribui charme a uma pessoa é sua personalidade, sua espontaneidade e seu carisma, o resto é ferramenta para tal expressão.

Um grande abraço!

Débora Loureiro

Por |2018-06-06T11:19:16+00:004 maio 2016|Conheça a si mesmo|

Sobre o Autor:

Débora Loureiro
Fundadora e Diretora Comercial do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano (www.institutoloureiro.com.br) e da Novah Comunicação (www.novahagencia.com.br). Desenvolvedora humana, coach, mentora, counsellor e analista comportamental, treinada por José Roberto Marques; consultora de imagem e estilo treinada por Jô Souza e Dhora Costa; especialista em marketing pessoal e negociação; especialista em etiqueta social e de negócios, treinada por Virgínia Gargiulo; especialista em hipnose conversacional, treinada por Miguel Cocco. Atua há mais de 17 anos na área de relacionamentos interpessoais, tendo mais de 15.000 horas de experiência. Cursou Direito, Gestão Comercial, Imagem e Estilo, com diversas especializações nas áreas de Psicologia e Comportamento Humano em instituições como FGV, Belas Artes, IBC, UNIFEOB e Elsever Institute. Fundadora da Casa das Mulheres para abrigo de mulheres vítimas de violência doméstica.

Deixe um Comentário