Jack Ma: 14 conselhos do homem mais rico do mundo que podem mudar a sua vida

/, Power Listas/Jack Ma: 14 conselhos do homem mais rico do mundo que podem mudar a sua vida

Jack Ma é o fundador da gigante do comércio eletrônico Alibaba, com valor de mercado estimado em US$25 bilhões. Em entrevista para a Clinton Global Initiative em Nova York, ele compartilhou alguns conselhos para levar uma vida feliz e que não estão relacionadas diretamente com dinheiro. Confira:

1. Para Jack Ma, soluções valem mais que conexões

Muitas pessoas acreditam que para se ter sucesso na China é preciso conhecer as pessoas. Essa crença também existe em outros países. Ser bem nascido, ter influência no governo, tudo isso seria a chave para o sucesso. Ma discorda: “As pessoas dizem, que se você tiver sucesso na China, você deve ter um apoio forte e secreto do governo, e isso e aquilo… Mas não. Não temos um pai rico, não temos um tipo poderoso – só temos os clientes que nos apoiam”.

A chave para o sucesso é entregar algum valor para as pessoas, resolver algum problema delas e em troca elas trarão recompensas financeiras para você.

2. Fazer as pessoas e cuidar do meio ambiente

Ter uma visão sistêmica e integradora, pensando nos interesses dos outros é uma das chaves do sucesso. Jack Ma afirma é preciso se importar com os problemas do mundo. Com relação à China, “a água e o ar são poluídos, temos comidas inseguras… 10 anos depois, milhões e milhões de pessoas na China terão problemas de saúde. Portanto, devemos investir dinheiro nisso”.

A preocupação com o mundo que o cerca, com o cuidado com os outros, de retribuição para a sociedade os bênçãos que recebeu na vida, tudo isso torna a vida mais próspera e feliz para todos.

3.  Pare de reclamar

Problemas existem. Eles fazem parte da vida e nosso papel é resolvê-los. Quando algo não sai como desejamos, temos a oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores para superarmos essa adversidade. “Reclamar não ajuda nada, todos os empresários bem sucedidos (Bill Gates, Warren Buffet, Jack Welch, Larry Page, Mark Zuckerberg) são otimistas com um futuro. Eles nunca se queixam. Eles sempre tentam resolver os problemas”, diz Jack Ma.

4. Tenha uma visão e acredite nela, insista

Mesmo tendo sido rejeitado por várias faculdades e tido que aprender sozinho inglês, Jack Ma nunca desistiu. As adversidades não pararam o futuro bilionário que alcançou a posição de professor antes de 1999 (ano que fundou a Alibaba em seu apartamento pequeno em Hangzou).

“Eu sempre acredito que devemos pensar sobre o que devemos fazer em dez anos. Nós temos sucesso hoje porque tivemos um sonho já 15 anos. Quinze anos atrás acreditamos que a Internet poderia abrigar pequenas empresas”.

5. Seja otimista e acredite que amanhã será outro dia

“Hoje será um dia difícil, o de amanhã será mais difícil e o dia depois é sempre lindo. Porém a maioria das pessoas morre no amanhã”.

Para Jack Ma, ele “não teria sobrevivido 15 anos mexendo na Internet na China” se não tivesse sido otimista sobre o potencial de ganhos da Alibaba e do comércio eletrônico.

Adversidades acontecem e para aqueles que são pessimistas, são barreiras que trazem infelicidade e bloqueios para o sucesso. Ter uma postura positiva, energizada, aceitando que a vida não é fácil, mas que pode ser conquistada, são chaves para o sucesso.

6. O sucesso está na inovação. Busque o que é diferente

“Se tivermos o tipo de espírito de “bater cartão” não dá… Temos que pensar diferente, agir diferente”, afirma Jack Ma. Para o bilionário, é preciso sempre ter uma postura inovadora. Acomodação leva a estagnação. Como isso pode ser feito de uma forma diferente? Como pode ser melhor?

Existe algo que pode ser feito de forma diferente?

Para Jack Ma, mais importante do que capacidade está a inovação. O empresário afirma que as decisões quando tomadas com base em uma visão inovadora são as cruciais para que os modelos de negócio prosperem.

7. Com grandes poderes vem grandes responsabilidades

“O melhor dia que tive foi quando me formei. Recebia ¥20 por mês como meu salário. Era fantástico… Quando você tem um milhão de dólares, você é uma pessoa sortuda. Quando você tem 10 milhões de dólares, você tem problemas, muitas dores de cabeça. Quando você tem mais de um bilhão de dólares… é uma grande responsabilidade que você tem – é a confiança das pessoas em vocês, porque as pessoas acreditam que você pode gastar dinheiro melhor que os outros”.

8. Valorize a paixão

Quando Jack Ma é perguntado sobre o maior erro que cometeu, ele descreve que quando fundou Alibaba, disse para seu time que o nível mais alto que eles poderiam alcançar era de gerentes, e que os executivos deveriam ser contratados de fora. Ma aprendeu com essa lição e hoje afirma que é mais importante atitude e paixão do que habilidades teóricas.

9. Una as pessoas sob o mesmo objetivo

Jack Ma entende que não importa quão duro você tenta você nunca será capaz de convencer cada empregado, parceiro e potencial investidor a acreditar em você ou acreditar no que você diz.

Aceitando isso e mudando sua abordagem é mais uma forma de sucesso massivo. Ao invés de unir sua companhia sob a visão de uma pessoa, ele uniu sob um objetivo em comum. A visão é mais importante do que o líder.

10. Contrate pessoas com habilidades superioras

Quando perguntado o que separava um líder de um empregado, Ma disse “seu empregado deve ter habilidades técnicas superioras a você. Se ele não tiver, significa que você contratou a pessoa errada.” Focando nas habilidades dos empregados e empregando pessoal com a experiência para levar adiante sua visão é um importante pilar de qualquer grande companhia.

11. Seja persistente

Além de ter uma visão, Jack Ma diz que os líderes devem ser persistentes. Sabendo o que você quer alcançar e tendo que perseguir isso não apenas colocará você no caminho do sucesso, como inspirará aqueles que estão ao seu redor para trabalhar para esse objetivo em comum.

12. Defina desistência como falha

De acordo com Jack Ma, “desistir é a maior falha.” Se você for, der o seu melhor e falhar para alcançar seu objetivo mas continuar até o final você é um sucesso. Como todos os grandes líderes, Ma reconhece que uma pessoa é capaz de aprender mais com os obstáculos e momentos difíceis. A chave para o sucesso é a perseverança e o aprendizado com os erros.

13. Ame sua vida

“Eu sempre digo para mim mesmo que não nascemos para trabalhar, mas para aproveitar a vida. Nós estamos fazendo coisas melhores para outra pessoas, e não para o trabalho. Se você está gastando sua vida inteira trabalhando, você certamente se arrependerás.”

Esse sentimento reside no coração do estilo de vida de Jack Ma. A vida é para experimentar o mundo e ajudar outras pessoas. Se dinheiro é seu objetivo, você deve mudar sua forma de pensar.

14. Não faça inimigos

Um dos aspectos únicos da filosofia de trabalho de jack Ma é a ideia de competição amistosa. Ma não vê seus competidores como seus inimigos, ao invés disso, eles são amigos com quem pode aprender e quem o desafia a alcançar seu potencial máximo.

Está claro que a filosofia de Jack Ma está construída para o sucesso é um mundo em frenético desenvolvimento. Nós todos podemos aprender uma coisa ou outra com esse bilionário que se fez e construiu seu império do zero.

Por |2018-06-06T11:19:05+00:005 novembro 2017|Artigos, Power Listas|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

Deixe um Comentário

CONVERSE AGORA