fbpx

Homilia para a Quaresma

//Homilia para a Quaresma

A Quaresma é um excelente período para vermos como podemos deixar para trás padrões de comportamentos destrutivos, ligados ao plano material e elevarmos nossos pensamentos a questões profundas sobre quem somos e qual nosso papel nesse mundo.

Nesses quarenta dias que antecedem a Páscoa nos preparamos até a data que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Esses são dias em que somos convidados a refletirmos sobre nossas vidas e nossas escolhas. A cor roxa é utilizada durante toda a Quaresma pelos sacerdotes porque representa dor e tristeza, em homenagem ao sofrimento de Cristo.

Temos abaixo uma homilia que convida a pensarmos em como estamos presos a certas paixões e quais são as oportunidades que temos para nos tornarmos pessoas cada dia mais fortes e iluminadas.

Homilia para a Quaresma

“Você pode ter defeitos, ser ansioso, e viver alguma vez irritado, mas não esqueça que a sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode impedir que vá em declínio. Muitos lhe apreciam, lhe admiram e o amam. Gostaria que lembrasse que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, trabalho sem cansaço, relações sem decepções.

quaresma

Ser feliz é achar a força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor na discórdia. Ser feliz não é só apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. Não é só celebrar os sucessos, mas aprender lições dos fracassos. Não é só sentir-se feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo. Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

quaresma

É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida. Ser feliz, não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si. É ter coragem de ouvir um “não”. É sentir-se seguro ao receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam. Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, alegre e simples. É ter maturidade para poder dizer: “errei”. É ter a coragem de dizer:”perdão”. É ter a sensibilidade para dizer: “eu preciso de você”. É ter a capacidade de dizer: “te amo”.

Que a tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz… Que nas suas primaveras seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amante da sabedoria. E que quando errar, recomece tudo do início. Pois somente assim será apaixonado pela vida.

Descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Utilizar as perdas para treinar a paciência. Usar os erros para esculpir a serenidade. Utilizar a dor para lapidar o prazer. Utilizar os obstáculos para abrir janelas de inteligência.

quaresma

Nunca desista….Nunca renuncie às pessoas que lhes amam. Nunca renuncie à felicidade, pois a vida é um espetáculo incrível”.

Uma Feliz Quaresma,

Bônus: sobre as homilias

A homilia tem a função de apresentar a fé, especialmente a sua relação com a situação daqueles que estão presentes. Assim, a homilia serve como uma ‘conversa familiar’ de forma a criar um ambiente de diálogo entre Deus e os participantes. Nesse momento da missa, a ideia é trazer para o cotidiano os ensinamentos católicos.

Essa forma de exposição era muito comum nos tempos do cristianismo primitivo, uma vez que tinha o caráter de explicar temas utilizando as Escrituras. Além disso, também era uma eficaz forma de expor verdades cristãs.

Por |2018-07-11T11:42:23+00:0031 março 2018|Orações|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

Deixe um Comentário