fbpx

Epona

Epona foi uma importante deusa dos Celtas Continentais, celebrada em mais esculturas e inscrições sobreviventes do que qualquer outra das primeiras deusas.

Seu nome está relacionado à palavra celta para cavalo, também  significando “Grande Égua”. Ela é usualmente retratada a cavalo sentado de lado e acompanhada por um pássaro, um cachorro e um potro. Epona foi importada para a Grã-Bretanha pelos romanos e foi a única divindade celta a ser citada no panteão romano.

Ela tinha imensa popularidade entre os celtas, particularmente venerada no leste da Gália e na Renânia, mas também era conhecida em todo o continente, da Grã-Bretanha até os Balcãs.

Especialmente popular com a cavalaria romana: era associada à criação e fertilidade, e santuários eram feitos em estábulos para sua adoração e favor. Na Grã-Bretanha, seu culto se fundiu com os de Macha (mitologia irlandesa) e Rhiannon (mitologia galesa).

Por | 2018-06-06T11:19:02+00:00 24 março 2018|Conheça o mundo|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

Deixe um Comentário

converse agora