fbpx

Astronomia: Histórias do Céu e da Terra

com Prof. Paulo Varella e Profª. Regina Atulim

//Astronomia: Histórias do Céu e da Terra
Carregando Eventos

Imagine um momento no seu dia em que você pare e contemple o céu. Essa conexão alimenta nossa alma e convida a pensarmos sobre nós mesmos.

Afinal de contas, quem verdadeiramente somos, qual nosso lugar nessa vastidão, qual nosso propósito aqui? Compreendendo cada dia mais o que existe lá fora, temos condições de refletirmos sobre nós mesmos.

Ao desenvolvermos nosso conhecimento sobre Astronomia, aprimoramos nosso olhar para contemplarmos as maravilhas de um céu estrelado.

A vivência Astronomia: Histórias do Céu e da Terra foi desenvolvida para apresentar para o grande público os principais conceitos sobre Astronomia sem a necessidade de conhecimentos prévios.

De uma forma envolvente os professores Paulo Varella e Regina Atulim trazem sua ampla experiência no Planetário de São Paulo e na Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica para que todos possam aproveitar os encantos do Universo.

PROGRAMA

Aulas Teóricas (20 horas)

Nosso endereço no universo
O Sistema Solar e sua localização na Galáxia

A Via Lactea não é feita de leite
Forma, dimensões e constituintes das galáxias

Nossa casa no universo
Características físicas e orbitais da Terra

Nosso melhor amigo
Características físicas do Sol e a produção de energia

Relações de amizade I
Principais Movimentos da Terra e suas consequências

Nossa melhor amiga
Características físicas e orbitais da Lua

Relações de amizade II
Principais movimentos da Lua e suas consequências

Nossos vizinhos mais próximos
Características físicas e orbitais dos planetas

Viajantes interplanetários
Asteroides, cometas e meteoroides e suas relações com a Terra

O céu da Terra
Estrelas, constelações e o direito de ver estrelas

Vivência (5 horas)

Depois das aulas teóricas é momento de observar na prática o que foi aprendido. Em nosso Centro de Vivências localizado na cidade de Ibiúna haverá uma aula ao ar livre com observação do céu com telescópios e binóculos (mediante condições climáticas), começando com a contemplação do por do sol e o nascimento dos primeiros corpos celestes, até a plenitude do objetos no céu noturno.

Espaço Vivência Ibiúna

Carga Horária

25 horas (20 horas teóricas em São Paulo e 5 horas práticas em Ibiúna)

Próxima Turma

Início aulas teóricas (São Paulo): 20 de setembro

Término Teoria (São Paulo): 18 de outubro

As aulas ocorrerão às 3as. e 5as. feiras

Importante: não haverá aula dia 11 de outubro

Aula prática (Ibiúna): 20 de outubro

Horário: 19h30 às 22h

 

COMPRE SEU INGRESSO

 

SOBRE OS PROFESSORES

Paulo Gomes Varella

Paulo VarellaNasceu em 17 de agosto de 1956 na cidade de São Paulo. Formado em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IG – USP) e pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Foi bacharelando em Meteorologia (IAG – USP) no período de 1986 a 1988, onde cursou inúmeras disciplinas de Astronomia ministradas pelo IAG – USP. Foi professor convidado dos cursos de graduação e pós-graduação de turismo ecológico do SENAC-Ceatel e dos cursos de Noções de Meteorologia da UNINÁUTICA. Iniciou sua carreira no Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo em 1971, tendo sido Estagiário (1971-1975), nomeado sonoplasta (1971) e narrador das apresentações ao vivo do Planetário (1971), Assistente de Astronomia, Técnico em Construção de Telescópios, Instrutor de Astronomia e de 1976 a 2016 foi Professor de Astronomia e de Ciências da Terra. De 1990 a 2002 e de 2003 a 2004 foi Chefe da Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo e de seu Observatório Astronômico. Autor do livro Reconhecimento do Céu, “Meteoróides, Meteoros e Meteoritos” e de diversas publicações de Astronomia. É co-autor do “Mapa do Céu”, do “Guia Prático de Observação do Cometa Halley”, do livro “O Cometa Halley”, do Guia prático de observação de estrelas e constelações, do Guia prático de observação de chuvas de meteoros, etc. e do curso à distância “Introdução à Astronomia e Astrofísica”, pioneiro na internet. Foi consultor científico da Editora Rio-Gráfica para a coleção de fascículos “Astronomia” (1985) e autor da coluna “O Céu do Mês” na Folha de São Paulo (1988 e 1989). Foi Instrutor de Astronomia dos acampamentos da CESP de 1987 a 1991 e Instrutor de Astronomia em acampamentos escolares, de associações e de grupos adultos desde 1979, tendo participado de mais de 200 deles. Professor associado da Associação Filosófica Palas Athena desde 2006. Coordenador das atividades de Astronomia da TEAR Turismo, Experiência e Arte desde 2006. Ministrou cerca de 250 cursos de Astronomia e de Ciências da Terra, bem como que dezenas de palestras. É membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Diretor do Observatório Céu Austral desde 1987.

Regina Auxiliadora Atulim

Regina AtulimNasceu na cidade de São Paulo em 13 de novembro de 1963 e, aos 6 anos, ingressou na 1ª série do curso primário na antiga Escola Municipal de Vila Diva, onde cursou até a 5ª série do 1º grau. Em 1975, transferiu-se para a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Prof. Wolny Carvalho Ramos, um dos melhores estabelecimentos de ensino da época e concluiu o 2º grau em 1981. Após ter freqüentado várias atividades na Escola Municipal de Astrofísica anexa ao Planetário Municipal de São Paulo, decidiu tornar-se professora de Astronomia e, em 1984, ingressou no curso de graduação de Licenciatura em Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IGCE – UNESP), formando-se em 1989. Participou de diversos cursos e seminários na EMA, no Instituto Astronômico e Geofísico da USP e no Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul, tendo concluído em 2010 o curso de pós graduação em Astronomia promovido por essa Instituição.
Foi professora de Matemática e Física de 1987 a 1991, ingressando no quadro de professores da Escola Municipal de Astrofísica em 1992, quando também assumiu a coordenação do setor de Informática da Unidade e tornou a Instituição a primeira Divisão da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente a adotar procedimentos técnicos e administrativos informatizados. Em 1995, foi nomeada Chefe da Seção Técnica de Operação e Programação do Planetário Aristóteles Orsini, sendo responsável pela implantação das apresentações gravadas e pela produção de todos os programas veiculados de 1995 a 1999 nas sessões públicas e escolares da Instituição. Neste período também organizou a exposição no saguão do Planetário além do agendamento das visitas das escolas e de outras demandas administrativas imprescindíveis ao bom funcionamento da Instituição.
É autora e co-autora de vários artigos e publicações de Astronomia, como os Guias Práticos de Estrelas e Constelações e de Observação de Chuvas de Meteoros. Também foi co-autora de um dos primeiros cursos à distância de Astronomia, “Introdução à Astronomia e Astrofísica”, veiculado em 2000 pelo site www.educativo.com.

Ao longo de sua carreira, ministrou mais de 90 cursos de Astronomia e Astrofísica, além de dezenas palestras, seminários e observações do céu, tendo também orientado estagiários e alunos de outras instituições de ensino em seus trabalhos de graduação.

Foi sócia fundadora da Associação dos Amigos do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo. É Diretora Científica do Observatório Céu Austral desde 1990 e professora convidada da Associação Palas-Athena desde 2006.