Contribuição social: ajudando o mundo com o que fazemos

//Contribuição social: ajudando o mundo com o que fazemos

Nossa contribuição social é o impacto de nossas ações no mundo. Ela está intimamente ligada com o nosso Legado. O bem que fazemos é o que nos fará ser lembrados depois que partirmos. Essa é a última área da tríade profissional da Roda da Vida. Nela, somos convidados a pensar no quanto ajudamos as outras pessoas com o nosso trabalho.

Verdadeiramente, de zero a 10, quando o seu trabalho interfere positivamente na vida de outras pessoas? Você já parou para pensar na influência que seu trabalho tem no mundo?

Quais são as pessoas que você atende e quais as soluções que oferece a elas? De que maneira você tem uma atividade profissional significativa? O que fazemos não é apenas para ganharmos dinheiro, mas sim para oferecer algo de valor à sociedade e sermos remunerados por isso. O dinheiro é consequência do que entregamos e não o contrário.

Da energia que você oferece ao seu trabalho, o quanto você acredito que contribui socialmente para as pessoas, para o mundo e para o Universo?

Contribuição social e a geração de valor

Você consegue colocar em palavras o que você verdadeiramente entrega com seu serviço? Não estou me referindo à atribuição de seu cargo, mas sim ao que verdadeiramente você está oferecendo às pessoas. Qual a razão deles procurarem você em seu ambiente de trabalho? Se você não estivesse ali, como seria?

De alguma forma, você acredita que contribui socialmente? Que forma é essa?

Ao percebermos que aquilo que estamos fazendo está preenchido de propósito e significado, temos a compreensão da amplitude de nossas ações. Em cada instante em nosso trabalho, sabemos que o que está sendo feito é muito maior do que os olhos veem.

Temos relevância social, o que fazemos de alguma maneira está fazendo o bem para o outro e para a sociedade que estamos vivendo.

Os resultados de nosso trabalho no mundo são obtidos quando estamos plenamente conectados com o quanto contribuímos para a vida das outras pessoas.

Quanto somos significativos naquele momento para quem estamos servindo? Principalmente, quanto estamos trazendo soluções para o mundo, com nosso talento, nosso brilho e nossa energia?

A nossa contribuição social diz respeito a quanto do mundo tornamos melhor por trabalharmos, por entregarmos nosso tempo a atividades que são importantes dentro de sua esfera de atuação.

Preocupação com o outro – o poder da empatia

Ser uma pessoa empática é conseguir se colocar no lugar do outro e se importar com isso. Sair de sua forma de ver e sentir o mundo. Ser capaz de sentir como o outro se sente, permite que tenhamos tolerância. Somos capazes de permitir que o outro seja diferente, que se expresse de sua forma única.

Quando desenvolvemos nossa empatia, conseguimos compreender de que maneira o que fazemos impacta na vida das pessoas. Para isso é fundamental que baixemos nossas defesas. É preciso se vulnerabilizar para entrar em contato com o outro.

Existe poder no intercâmbio da vulnerabilidade humana – Milton Erickson

Se estamos muito centrados em nós mesmos, não conseguimos perceber o que acontece ao nosso redor. E isso tem o potencial de reduzir nossa alegria e satisfação com o que fazemos.

As ações perdem parte de sua profundidade. O trabalho passa a ser um lugar onde se recebe o salário para pagar as contas no final do mês.

Cada pessoa é alcançada pelo que fazemos é uma expressão irrepetível, um conjunto de história, sonhos e medos. Ajudamos essa manifestação em sua jornada na direção de sua missão de vida. Com isso todos ganhamos.

Cada pessoa que não alcançou a melhor versão de si, é uma perda para toda Humanidade

Integrando-se com o mundo

Nada está isolado, somos parte de uma grande máquina que é a humanidade, que com o trabalho de todos temos a possibilidade de uma vida próspera, boa e segura. Ajudamos com o suor de nosso rosto para que os outros, cada uma a sua maneira, possam brilhar e ter sua jornada facilitada.

Assim, existe espaço para que você utilize seus talentos e habilidades para contribuir ainda mais para a sociedade? O que você poderia fazer, que quando fizer terá um impacto ainda maior?

Para os jovens que ainda estão estudando, sua contribuição social pode ser medida com relação ao que você está aprendendo, o quanto está desenvolvendo sua mente e seu sistema para que, quando for o momento certo, apresentar seu trabalho para o mundo.

Esse aprendizado é fundamental para a profundidade de sua contribuição no futuro. Assim, percebemos que o quanto estamos ampliando a nossa mente hoje, será utilizado no futuro. Ao ampliarmos a qualidade de nosso pensamento, estamos automaticamente desenhando um futuro melhor para nós e para quem iremos contribuir.

Quanto melhor compreendermos o mundo, suas necessidades e relações entre seus membros, mais somos capazes de entender o nosso papel. Como nos posicionamos em todo esse sistema complexo que estamos inseridos?

De que maneira podemos contribuir com quem somos e com nossas preferências e sensibilidade? Ao ajudar os outros, trazemos um sentido profundo para nosso estudo e trabalho.

Com relação a essa nota que você atribuiu à sua contribuição social, o que pode ser feito para que aumente um ponto?

Por |2018-06-06T11:19:06+00:003 maio 2017|Conheça a si mesmo|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

Deixe um Comentário

CONVERSE AGORA