fbpx

Coaching x Abordagens Similares

//Coaching x Abordagens Similares

As diferenças entre o Coaching e outras abordagens similares são:

  • Mentoria (Mentoring)

Mentoring é quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo, dá conselhos e atua como modelo. O Mentoring envolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho. O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente, e que transmite sua experiência. Tanto o Mentoring quanto o Coaching relacionam-se principalmente com as realizações no presente e no futuro.

 

  • Aconselhamento (Counseling)

No counseling, trabalha-se com clientes que se sentem insatisfeitos com sua vida. Eles buscam orientação e conselhos. O conselheiro (counselor) trabalha para sanar o problema de um cliente.

 

  • Terapia

A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde mental do cliente. O Coaching lida com o crescimento mental do cliente. A razão para o cliente buscar terapia o aconselhamento (Counseling) normalmente é se livrar de algum sofrimento ou desconforto, mais do que avançar rumo a metas desejadas. O Coaching não é corretivo, mas gerativo. Tanto a terapia quanto ao aconselhamento (Counseling) tem mais possibilidades de envolver o discernimento e trabalhar com as experiências passadas do que o Coaching.

 

  • Ensino

O ensino transmite conhecimento do professor ao aluno. O professor sabe algo que o aluno não sabe. O Coaching é exatamente o contrário. O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, e não o coach.

 

  • Treinamento

O treinamento é o processo para adquirir habilidades ou conhecimentos por mio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista em treinamento de habilidades específicas para resultados imediatos. Além disso, o treinamento possivelmente na base de “um para muitos”, mais que de “um para um”.

 

  • Consultoria

O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. O consultor, em geral, lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela, os afetando de maneira indireta.

Por | 2018-06-06T11:19:12+00:00 19 novembro 2016|Coaching|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

Deixe um Comentário

converse agora