fbpx

A carroça com abóboras

parábolas

//A carroça com abóboras

Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então, ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco, e tudo se desarrumava de novo.

Ele começou a fica desanimado e pensou: “Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!”.

Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras, e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estava desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.

Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local aonde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.

O que aprendemos com a carroça com abóboras?

Muitas vezes uma pessoa não segue sua jornada na direção de suas metas porque quer que tudo esteja perfeito. Cada passo, cada evento tem que ser de um jeito especial que foi imaginado.

E enquanto não está tudo de acordo com essa ideia, ao invés de aceitar a imperfeição dos caminhos e seguir adiante, essa pessoa fica se atormentando com pequenos problemas.

Se conseguimos manter o foco e a cada dia estarmos um pouco mais perto de nossos objetivos, mesmo que algumas vezes algo não saia da maneira que queremos, o tempo se encarregará de arrumar as coisas. O importante é fazer as coisas com bom coração, sem prejudicar ninguém e sempre com alegria e esperança. Sem parar a cada problema ou dificuldade.

Nossos olhos devem estar no que é bom, naquilo que alegra. Com foco no positivo, conseguimos diminuir o peso das adversidades, simplesmente seguindo nossa jornada.

Sabemos o que queremos e nada deve impedir que busquemos a nossa felicidade. Nem os solavancos na nossa carroça com abóboras.

Por |2017-09-07T12:05:23+00:005 setembro 2017|Parábolas|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

Deixe um Comentário