3 chaves para uma escrita persuasiva (Ethos, Logos e Pathos)

//3 chaves para uma escrita persuasiva (Ethos, Logos e Pathos)

Quer aumentar sua capacidade de convencer os outros? Como anda a sua escrita? Uma das formas para influenciarmos as pessoas é através de textos impactantes. Para conseguirmos isso, podemos escrever combinando três elementos práticos INCRÍVEIS. Depois dessa dica, você aumentará (e muito!) sua capacidade de gerar textos poderosos capazes de moldar pensamentos e comportamentos. Sua persuasão irá para outro nível.

Título Seo

Ethos (Credibilidade – ‘caráter’ em grego): Você aumenta a capacidade de influência de seus textos quando o leitor tem a percepção de sua autoridade no assunto. Esse apelo foi definido por Aristóteles e consiste em buscar apresentar ao seu público que quem está escrevendo realmente conhece do assunto e, portanto, o que está escrito corresponde à realidade. Caso você já seja conhecido em seu meio, é sempre importante destacar suas referências e fazer uma menção à sua reputação para fazer uso do ethos. Caso contrário, para gerar credibilidade é fundamental utilizar um tom assertivo e boas referências, demonstrando certeza no que diz e conhecimento teórico.

Título Seo

Logos (Lógica – ‘palavra’ em grego): A clareza na exposição das ideias e o encadeamento lógico das proposições e conclusões são fundamentais para gerar engajamento do leitor. Outro ponto fundamental é cuidar para que não haja contradições internas no texto, ele tem que ser consistente com início, meio e fim. Tome cuidado não haver erros nos fatos apresentados e cuide para que na composição do texto não tenha erros ortográficos ou de sintaxe. Tudo isso prejudica a lógica de seu texto. Revise sempre seu texto, verifique se ele faz sentido como um todo, releia usando o ponto de vista de seu leitor e veja se todos os argumentos convergem logicamente para a mesma conclusão.

Título Seo

Pathos (Emoção – ‘experiência’ ou ‘sofrimento’ em grego): Apelar para a geração de simpatia e imaginação do leitor é o ponto central do pathos. Com a utilização de uma linguagem adequada, com a utilização de exemplos e metáforas, trazendo para o contexto do leitor o argumento apresentado, faz com que ele se sinta confortável com a leitura e se lembre dela depois. O pathos, traz à realidade a abstração conseguida com o logos. Esse é o ângulo de escrita que são colocadas imagens inspiradoras, casos reais, histórias com um ensinamento valioso.

Título Seo

Quando estiver escrevendo verifique se o seu texto possui esses três elementos, ofereça para outras pessoas lerem e darem suas opiniões e divulgue seus pensamentos escritos com força para gerar impacto na mente de seus leitores.

Gostou? Se quiser conversar comigo, pode me escrever: marco@institutoloureiro.com.br, adoro trocar ideias sobre assuntos bacanas! Valeu!

3 chaves para uma escrita persuasiva

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

3 chaves para uma escrita persuasiva

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, acima de tudo, in.

3 chaves para uma escrita persuasiva

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, acima de tudo, in.

3 chaves para uma escrita persuasiva

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

3 chaves para uma escrita persuasiva

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

3 chaves para uma escrita persuasiva

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

3 chaves para uma escrita persuasiva

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, quase, 3 chaves para uma escrita persuasiva, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Ut, do mesmo modo, enim, enquanto, ad, em contraste, veniam.

3 chaves para uma escrita persuasiva

Duis, parece que, aute, talvez, provavelmente, irure, acima de tudo, in.

Lorem, primeiro de tudo, ipsum, também, quem somos, outro, além disso, sit, finalmente, amet, porque, consectetur, assim.

Por |2018-07-09T13:46:12+00:005 março 2017|Power Listas|

Sobre o Autor:

Presidente do Instituto Loureiro de Desenvolvimento Humano e da Novah Agência de Comunicação. Desenvolvedor humano, coach, mentor, professor, escritor, matemático, terapeuta corporal ayurvédico e tântrico, autor e palestrante. Pesquisador e um dos pioneiros da aplicação integrada de técnicas e conceitos de Pedagogia, Coaching, Mentoring e Ayurveda no desenvolvimento de pessoas. Atuou durante mais de 20 anos como professor e palestrante, tendo desenvolvido milhares de pessoas ao longo desse período. Cursou Engenharia Civil, Bacharelado em Estatística, Licenciatura de Matemática e Marketing com especializações nas áreas de Psicologia, Educação, Marketing e Astronomia, pelas instituições USP, FGV, FAAP, UNIP. Violonista clássico, geek e colecionador de livros e documentos raros.

Deixe um Comentário

CONVERSE AGORA